sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

PROPOSTA DE ATIVIDADES - TRANSPOSIÇÃO E ENCAIXE


Olá, pessoal!

Peço desculpas pelo longo tempo sem novidades voltadas para o nosso tema principal "o autismo". O objetivo inicial desse blog é a troca de informações e de material que irão ajudar as crianças autistas e suas famílias no seu desenvolvimento. Sei que isso já foi dito anteriormente, mas, devido ao lapso temporal, vale a pena relembrar.
Hoje postarei algumas atividades que podem ser realizadas com crianças autistas que ainda tenham um grau acentuado de dificuldade. São atividades simples que ajudam, dentre outras coisas, na concentração.

                                    ATIVIDADE 1                                     

                      TRANSPOSIÇÃO DE MATERIAL 1                     



Embora pareça simples, essa atividade é de extrema importância para construção do senso de organização da criança autista.  Provavelmente, no início, a criança fará a transposição de maneira aleatória e "desorganizada", colocará duas pedrinhas no mesmo espaço, mas aos poucos ela irá compreendendo que as coisas tem uma organização e passará a organizar cada pedrinha no seu lugar até fazê-lo verticalmente e horizontalmente sequenciado. É uma delícia ver esse desenvolvimento diário. Um belo dia a gente percebe que a criança já adquiriu essa noção. Vale ressaltar, entretanto, que a atividade deverá sempre ser realizada com a presença de um adulto mediador que irá, como o próprio nome sugere, mediar a aquisição dessa habilidade. Deve-se realizar essa atividade apenas uma vez em um turno, pois o objetivo não é mecanizar a ação, mas sim possibilitar a aquisição de novas habilidades.

MATERIAL UTILIZADO:
  • Uma base para fixar a cuba e o recipiente (utilizei base de papelão forrado com papel);
  • Uma cuba de fazer gelo (vocês podem adquirir nessas lojas de R$ 1,99);
  • Um recipiente para guardar as pedrinhas, de preferência com tampa. Com o tempo vocês verão que tudo com tampa será melhor para guardar dada a quantidade de atividades e jogos. Experiência própria! (eu utilizei caixa de creme vegetal);
  • Pedrinhas decorativas (vocês podem adquirir nessas casas de artigos para artesanato, decoração, etc);
  • Durex colorido para dar o acabamento e realçar a atividade.

VARIAÇÕES:

  • As pedrinhas podem ser substituídas por qualquer outro objeto que chame a atenção da criança: carrinho, bonecas, gudes grandes, figurinhas... Fica a critério, mas não esqueçam da segurança para a criança.
  • Vocês poderão utilizar a mesma base para trabalhar com cor, formas, pareamento, sequência numérica, etc. Deve-se sempre produzir bases que possam ser utilizadas para outras atividades.
  • Usem, preferencialmente, material reutilizável, pois não custa nada e ainda cuidamos um pouquinho mais do nosso planeta.

HABILIDADES TRABALHADAS:

  • Noção espacial;
  • Concentração;
  • Organização;
  • Motricidade fina...
Certamente vocês conseguirão trabalhar ainda mais habilidades.

CONHECIMENTOS ABORDADOS:

  • Formas;
  • Cores;
  • Números;
  • Frutas;
  • Meios de transporte...
Lembrem-se: o grau de dificuldade dessa atividade vai aumentando de acordo com o desenvolvimento da criança.

Esta atividade pode também ser utilizada para trabalhar com crianças com outras necessidades especiais e, não apenas com autistas. A priminha de Israel é uma criança com desenvolvimento "típico" e adorou.



                                   ATIVIDADE 2                                      

                             ENCAIXE 1 - BOTÕES                               





O encaixe de botões é uma atividade desafiadora para crianças, pois requer um certo domínio motor para encaixá-lo em um espaço bem apertadinho. Inicialmente a criança demonstra bastante dificuldade, mas paulatinamente dominará a atividade por completo. Pode-se contar a quantidade de botões junto com ela a medida que os botões são encaixados. Evitem colocar muitos botões para não cansar a criança, principalmente logo nos primeiros dias em que a atividade for apresentada, pois, diante da dificuldade a criança poderá ficar desestimulada e não é essa nossa intenção.


MATERIAL UTILIZADO:


  • Uma base para fixar a lata e o recipiente (utilizei base de papelão forrado com papel);
  • Uma lata com um corte na tampa para o encaixe dos botões (utilizei lata de leite);
  • Um recipiente para guardar os botões. Produzi essa atividade antes da outra. vi como é importante a tampa, do contrário acabam-se perdendo muitas peças.O tempo também me ensinou que é melhor utilizar recipientes plásticos, pois Israel ama papéis então, as caixinhas de papelão que eu fazia nunca ficavam intactas.
  • Botões grandes (pode ser ficha de futsal de brinquedo)
  • Durex colorido para dar o acabamento e realçar a atividade.


VARIAÇÕES:

  • Os botões podem ser substituídos por fichas de futsal (de brinquedo) ou por gudes. Deverá adaptar apenas a abertura da tampa. Para Israel fiz várias e assim recomendo, pois a "pega" de cada material é diferente;
  • Quando estiver trabalhando cor pode-se variar a cor do botão para a cor trabalhada.

HABILIDADES TRABALHADAS:

  • Noção espacial;
  • Concentração;
  • Motricidade fina...
Certamente vocês conseguirão trabalhar ainda mais habilidades.

CONHECIMENTOS ABORDADOS:

  • Formas;
  • Cores;
  • Números...

AS ATIVIDADES DEVEM SEMPRE SER PRODUZIDAS E REALIZADAS DA ESQUERDA PARA A DIREITA QUE É O SENTIDO DA LEITURA E ESCRITA.

Espero que aproveitem bastante as atividades com os pequeninos e grandinhos também. Sucesso!

Elivânia Ataíde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sinta-se à vontade para registrar perguntas, sugestões e críticas saudáveis (aquelas com o objetivo de agregar...). Seu comentário é muito importante para o melhor desenvolvimento do blog. Estarei sempre à disposição.